São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os precursores

DA REDAÇÃO

Leia a seguir comentários de Lucio Costa sobre arquitetos como Oscar Niemeyer e Le Corbusier.
Niemeyer
"Não adianta, portanto, perderem tempo à procura de pioneiros -arquitetura não é `Far-West'; há precursores, há influências, há artistas maiores e menores, e Oscar Niemeyer é dos maiores; sua obra procede diretamente de Le Corbusier, e, na sua primeira fase, sofreu, como tantos outros, a benéfica influência do apuro e elegância da obra escassa de Mies van der Rohe, eis tudo. (1948)

"Oscar, 50 anos: pelo volume da obra realizada poderia ter 70, mas, na verdade, continua com os mesmos 30 e tantos da época da Pampulha. E pelo jeito será sempre assim. Não se trata, contudo, de nenhum pacto com o diabo. O segredo de sua juventude decorre simplesmente desse exercício cotidiano a que se entrega, de proceder à síntese e depuração de complexos problemas arquitetônicos. (1957)

Le Corbusier
"Quando Le Corbusier afirmou, em 1923, `a casa é uma máquina de morar', quis significar com isto que ela deveria ser concebida e organizada antes de mais nada para funcionar, e não que devesse ter `aparência de máquina', como pretenderam alguns, esquecidos de que no mesmo livro -`Vers une Architecture'- afirmava igualmente o seguinte: `Emprega-se a pedra, a madeira, o cimento; fazem-se casas e palácios -é construção. O engenho trabalha. Mas, de repente, algo me toca o coração, sinto-me bem, sou feliz e digo: é belo. Arquitetura é isto. É arte'. " (1991)

"Certa noite, ao saber que Maria Elisa (filha de Costa) havia casado, levantou-se, foi ao atelier e trouxe esta bela chapa esmaltada, da série `taureaux', escrevendo com tinta branca no seu verso preto: `Pour Maria Elisa, avec un -pintou uma boca em forma de beijo- Le Corbusier', e datou. Tinha fama de rude no trato com estranhos, mas com os amigos tinha gestos assim." (sem data)

Warchavchik
"Ninguém jamais contestou a meu bom amigo Gregório Warchavchik a prioridade de haver construído as primeiras casas modernas do Brasil, nem que tais casas foram edificadas primeiro em São Paulo e depois aqui". (1948)

Lloyd Wright
"Era uma figura engraçada, mozarlesca, exótico na maneira de ser, no jeito de prima-dona, mas com talento excepcional." (1987)

Texto Anterior: Rumo à luz
Próximo Texto: QUEM É QUEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.