São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
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Mercado de vaidades garante bons lucros

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A beleza nunca sai de moda. Nem a preocupação das pessoas de ficarem cada vez mais bonitas. Por isso, abrir uma franquia de cosméticos e vender produtos que retardam o envelhecimento -ou apenas escondem imperfeições- pode ser um bom negócio.
Daniel Citron, sócio-diretor da consultoria de franchising Francap, explica: ``Além de ser um setor que cresce há sete anos, essa franquia não requer investimento alto e é fácil de operar".
As franquias de cosméticos se dividem em dois tipos: de loja ou domiciliar (também conhecida como de porta em porta).
Na franquia de loja, o interessado precisa ter um bom capital para começar. Além do ponto, terá de pagar a padronização da franquia.
Há várias empresas no mercado que conseguem faturamento de até R$ 35 mil por mês (veja quadro abaixo), com o retorno do investimento chegando, em média, em até 24 meses.
Começando com pouco
Exigindo um capital inicial reduzido -R$ 512,50- e oferecendo chances de faturamento mensal a partir de R$ 4.000, Hortência Bôscoli, 51, proprietária da Mahar Cosméticos, diz que seu negócio ``vai de vento em popa".
Uma prova do sucesso é que, desde a sua fundação em agosto de 1994, a Mahar já credenciou cerca de 150 franquias domiciliares.
Hortência diz que um dos grandes atrativos para os franqueados é o baixo investimento que a empresa exige, suficiente para comprar o estoque inicial.
``Pensei num negócio simples e barato para que todo mundo pudesse começar. Basta só ter o dinheiro e montar uma equipe de vendedoras aos poucos", diz.
Para Hortência Bôscoli, o incentivo exerce papel fundamental no sucesso da Mahar. ``Além do treinamento e assistência técnica, oferecemos 60% de desconto nos preços dos produtos para os franqueados."

LEIA MAIS
sobre franquias de cosméticos na pág. 8-3.

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