São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
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Negócio pode ser administrado em casa

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começar com uma franquia de cosméticos domiciliar é uma alternativa de negócio para quem tem pouco capital e quer entrar no setor.
Esse tipo de empresa exige menos capital inicial em relação à uma loja, já que pode ser administrada na casa do franqueado.
Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties.
As franquias domiciliares precisam de poucos funcionários fixos (dois). Funcionam com equipes de vendedores ambulantes que divulgam e comercializam os cosméticos.
Como o trabalho dos vendedores (também chamados de consultores) é feito longe da sede, é importante procurar empresas que ofereçam treinamento e deixem claras a composição e a finalidade dos produtos.
Daniel Citron, sócio-diretor da consultoria de franchising Francap, diz que uma particularidade da franquia domiciliar é que, depois de montada, dá resultado rápido. E como.
As franquias Blossonville, Kendra Cosméticos, THB Bio Cosméticos e Claude Bergère garantem retorno de investimento a partir dos seis primeiros meses.
Luciana Oliveira, 28, gerente de vendas e franquias da Frais Monde, que vende cosméticos de fabricação italiana, diz que o retorno ocorre entre três e cinco meses.
Uma opção interessante para quem quer entrar no ramo, mas ainda não tem experiência, é começar por baixo.
Luciano Dante Lucianelli, 33, gerente comercial da Claude Bergère, diz que antes de abrir uma franquia domiciliar, é preciso pensar na equipe.
Para quem é inexperiente, pode ser melhor começar trabalhando como promotora de um ``corner" (tipo de quiosque), passando depois para gerente operacional. ``Assim fica mais fácil."
``O franqueado tem de consumir os cosméticos para conseguir convencer os clientes de que os produtos são bons", diz Marco Aurélio Militeli, 30, diretor da BMD Franchising Development Services.
Investimento
``Se houver condições financeiras, é interessante apostar numa marca forte. O lucro é mais garantido", sugere Militeli.
Proprietária da única franquia de cosméticos estrangeiros -a Phytá-, Cristiana Arcangeli, 35, mostra que trabalhar com nomes conhecidos realmente dá dinheiro.
``Trabalhamos com marcas como Lancôme, Givenchy e Calvin Klein e nossas franquias têm faturamentos que chegam a R$ 100 mil mensais." Investimento inicial necessário: R$ 42 mil.
Outro conselho importante é verificar que tipo de assistência os franqueadores estão oferecendo ao franqueado.
A Clarity, por exemplo, tem um programa de computador que controla todo o sistema administrativo da loja.
``O franqueado controla estoques, contas a pagar e contas em bancos com o nosso programa", conta Olindo Batistelli Filho, 31, diretor-executivo da Clarity.
Daniel Citron afirma que é fundamental verificar qual a capacidade de abastecimento do franqueador para que o franqueado possa crescer.
Expansão
Dados do livro ``Franchising na Economia Brasileira 1991/1994", editado pelo Instituto Franchising, mostram que o setor está em crescimento.
Existiam 58 franqueadores em 1993, uma alta de 28,8% sobre as 45 registradas no ano anterior.
O número de unidades franqueadas passou de 2.877 para 3.611, de um ano para outro -crescimento de 25,5%.
(JS)

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