São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Honestidade é qualidade preferida pelos eleitores

DA REPORTAGEM LOCAL

O eleitorado da maioria das capitais pesquisadas pelo Datafolha confere ao item honestidade a principal qualidade que o prefeito a ser eleito em 96 deve ter.
Porto Alegre tem a maior taxa (66%) de entrevistados que elegem a honestidade como qualidade essencial do governante. Logo abaixo, vem o Rio (62%). A exigência cai em São Paulo (47%) e atinge os índices mais baixos em Fortaleza (36%) e Recife (38%).
O conceito de honestidade, no caso, engloba desde a distância da corrupção até o cumprimento de promessas de campanha.
Em termos percentuais, a segunda qualidade mais apreciada pelos eleitores das capitais pesquisadas é a capacidade de resolver problemas sociais. Porém, só em Salvador e Fortaleza esse quesito supera a prioridade à honestidade.
Outras qualidades citadas entre as que pesam na definição do voto estão os atributos pessoais (garra, energia, humildade etc), a competência e a capacidade de resolver problemas econômicos (desemprego, salário etc).
A pesquisa também indagou sobre a relação honestidade-capacidade de administrar. Dos entrevistados, a imensa maioria afirmou preferir um prefeito totalmente honesto, ainda que menos operoso.
Os eleitores de Florianópolis são os que mais exigem honestidade absoluta (82%), mesmo que isso custe uma administração menos eficiente.
Os eleitores de Salvador (35%) e Recife (30%) são os mais tolerantes com algum nível de corrupção, desde que os deslizes sejam compensados com uma boa administração.
A experiência é outro item que pesa na definição do voto. A maior aprovação a um prefeito experiente ocorre em Salvador (76%), Fortaleza (74%) e Recife (74%).
Campo Grande (36%) e São Paulo (35%) registram as maiores taxas de preferência por alguém novo na política para comandar a prefeitura.

Texto Anterior: Maioria dos eleitores ignora eleição de 96
Próximo Texto: Folha inicia Programa de Treinamento no DF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.