São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``Rastros de Ódio" é o maior dos westerns do diretor John Ford

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A mostra ``Os Filmes do Século", promovida pela Folha em conjunto com a Cinemateca Brasileira, exibe hoje aquele que a maioria dos críticos considera o maior western de todos os tempos: ``Rastros de Ódio" (1956), de John Ford.
É talvez o filme de maior alcance épico do diretor. Não é difícil perceber ecos da ``Odisséia" na saga do ex-combatente sulista Ethan Edwards (John Wayne). Derrotado na Guerra de Secessão (1861-65), ele atravessa a América em busca da sobrinha raptada pelos comanches (Natalie Wood).
Sua busca obsessiva se desdobra numa dúvida angustiante: terá a garota se aculturado, tornando-se uma comanche?
Essa tensão central ecoa na relação entre Ethan e seu companheiro de saga, seu sobrinho Martin (Jeffrey Hunter), um mestiço de índio.
Outra polarização dramática poderosa se dá entre Ethan Edwards e o chefe comanche, Scar (Henry Brandon), tão cheio de razões, de ódio e de fibra quanto ele. Tudo contribui para dar densidade trágica à figura do herói, um soldado sem exército, sem pátria e sem família, condenado a ``vagar eternamente entre os ventos". Cinemão, no melhor sentido da palavra.

Texto Anterior: Welles é homenageado com ciclo
Próximo Texto: Cinema no Brasil ainda é poleiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.