São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente encontra primos e recebe pedido

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL A GOIÁS VELHO

O presidente Fernando Henrique Cardoso passou ontem quase uma hora conversando com cerca de 80 primos distantes, na cidade de Goiás Velho, onde seus ancestrais paternos nasceram e fizeram carreira militar e política.
Entre eles, o mais próximo era um primo-avô, Calimério Montey do Amaral, 77, filho de Maria, irmã do seu bisavô. Calimério, 13 filhos vivos, ia pedir uma casa para morar, pois recebe R$ 100 de aposentadoria e paga R$ 60 de aluguel.
``Não deu tempo de pedir nada. Ele não dá atenção para ninguém, era um monte de gente em cima dele. Ele só respondia `muito bem, muito bem"', disse Calimério após a cerimônia, já em sua casa, que fica numa rua sem asfalto, num bairro distante.
FHC disse que não conhecia ``a imensa maioria" dos parentes com quem conversou. ``Mas recebi o mesmo carinho, como se fôssemos companheiros de toda a vida". Disse que era ``um dia de muita emoção" para ele.
A prefeitura também fez uma pesquisa e descobriu os nomes dos trisavós de FHC: Manoel Pereira Cardoso e Mariana de Velasco Molina.
A família Cardoso teve origem em Mancelos, freguesia de Amarante, Portugal, por volta de 1170. Ontem, por causa da visita de FHC, até o túmulo de Felicíssimo foi restaurado. Mais de 600 policiais militares faziam a segurança.

Texto Anterior: Imprensa faz o papel da oposição, diz presidente
Próximo Texto: Peso também é problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.