São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca e Plano Real trazem ganho à Eternit

CLÁUDIO EUGÊNIO

Estiagem prolongada e estabilidade econômica impulsionam consumo de caixas d'águas
A seca prolongada no segundo semestre do ano passado foi um dos principais fatores para o crescimento da Eternit em 1994.
A ameaça de falta de água nas grandes cidades gerou o aumento na procura por caixas d'água. A Eternit é uma das mais tradicionais fabricantes desse produto e atua neste mercado desde 1940.
Faltou água, mas não poder de compra. O Plano Real, também lançado no segundo semestre, aumentou o consumo.
Com um patrimônio líquido de US$ 179,2 milhões, a Eternit movimenta aproximadamente 23% do mercado de telhas e caixas d'água de fibrocimento. O setor é disputado por 13 empresas no país.
A lucratividade da Eternit passou de 5,6%, em 1993, para 27,9%, em 1994 -o melhor desempenho na área de engenharia e construção.
A empresa tem duas fábricas, no interior do Paraná e da Bahia. Atualmente emprega 400 funcionários nas duas unidades.
Em 1992, em parceria com a Brasilit -sua principal concorrente-, foi criada uma terceira empresa, a Eterbrás, para produzir para as duas empresas.
A Eterbrás emprega 1.200 funcionários e é a principal fornecedora da Eternit.
Para o vice-presidente da Eternit, André Paes Leme Canguçu, 45, o aumento da capacidade de produção -resultado de investimentos feitos nos últimos três anos- permitiu atender a demanda crescente.
``O resultado da Eternit em 1994 é consequência de um trabalho bem mais amplo feito a cada dia, que gerou o resultado financeiro positivo", afirma Canguçu.
No primeiro trimestre deste ano, a Eternit repetiu o mesmo desempenho de 1994.
Canguçu afirma que, apesar da atual desaceleração da economia, os negócios devem permanecer estáveis este ano.
Ele diz que os produtos da Eternit atendem à todas as faixas de renda, principalmente a população com menor poder aquisitivo. O consumo desse segmento cresceu 37,5% no ano passado.

Texto Anterior: Reestruturação traz lucro à Eluma
Próximo Texto: Nova estrutura anima Brasilit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.