São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
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Nova estrutura anima Brasilit

DA REPORTAGEM LOCAL

Fundação da Eterbrás permite economizar na produção e reduzir estoques dos clientes
O aumento das vendas em decorrência do Plano Real e a consolidação do processo de reestruturação tornaram a Brasilit a mais rentável no setor de mineração.
A reestruturação da empresa, que desde 1940 produz telhas e caixa d'água de fibrocimento (material de construção), começou em 1992. Carlos William de Macedo Ferreira, diretor de relações com o mercado, conta que peça importante da reestruturação foi a formação da Eterbrás, uma joint venture (associação) com a Eternit.
Fundada em agosto de 1992 e formada por 55% da Brasilit e 45% da Eternit, a Eterbrás unificou a produção das duas empresas nas regiões Centro Oeste e Sudeste.
Nas quatro fábricas da região, o produto já sai com a marca Brasilit ou Eternit. ``Nossas vendas continuam separadas, apenas a produção foi unificada", afirma.
A joint venture foi possível, diz Ferreira, porque os produtos das empresas são semelhantes e obedecem a normas técnicas.
Com a Eterbrás, foram otimizados os usos dos equipamentos e houve ganho de produtividade, diz Ferreira. ``Os preços foram reduzidos entre 25% e 30%."
Outra vantagem, segundo a empresa, foi a melhora no serviço aos clientes e a possibilidade de diminuição dos estoques.
``A fábrica de Goiânia, por exemplo, que era da Eternit, atende os clientes da região. Não é mais preciso transportar os produtos do Rio ou de São Paulo e a revenda pode reduzir seus estoques", diz.
Nas demais regiões do país, a Brasilit continua com produção própria. São as fábricas de Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Belém (PA), com 550 funcionários.
A reestruturação também incluiu o corte de estruturas hierárquicas, a racionalização da produção e a mecanização das fábricas (que foi iniciada em 1988).
``Com a mecanização, as caixas são mais leves e resistentes, além da possibilidade de encaixar uma nas outras, diminuindo o espaço que ocupam no transporte", diz.
Ferreira diz que o Plano Real aumentou o consumo dos produtos de construção. Telhas e caixas d'água de fibrocimento são produtos consumidos pelas classes média e baixa, que foram favorecidas com o Real.

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