São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
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Vendas caem 15% nos pequenos supermercados

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pequenos supermercados venderam nas três primeiras semanas de julho 15% menos em relação a igual período de 94.
Na comparação com junho deste ano, as lojas registraram em julho movimento 6% menor, segundo o Sincovaga, que reúne os pequenos supermercados.
Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, diz que a queda nas vendas não está sendo provocada pelo fato de julho ser o período de férias escolares. ``Temos informações de que o movimento está muito fraco nas cidades turísticas do litoral e do interior."
Nos grandes supermercados a queda nas vendas foi menor. Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que, até 15 de julho, os grandes supermercados faturaram de 2% a 3% menos que em junho.
Para Paulo Afonso Feijó, presidente da Abras, julho pode até fechar com desempenho positivo na comparação com junho. Motivo: julho tem mais dias úteis do que junho e cinco sábados.
Omar Assaf, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados conta que, até 15 de julho, os supermercados paulistas faturaram o mesmo valor na comparação com igual período de junho. ``Se houver crescimento, será por causa do maior número de dias."
Para ele, no entanto, é mais provável que julho feche com queda. É que não há ingrediente novo na economia que indique crescimento nos negócios.
Segundo ele, no primeiro semestre, os supermercados paulistas perderam, em média, 10% do que venderam a mais depois de outubro do ano passado.
Para a rede Sendas, porém, o desempenho deste primeiro semestre foi positivo. A empresa faturou 30% mais que igual período de 94.
Arthur Sendas, presidente do grupo, diz que deve fechar o mês com crescimento de até 25% no faturamento sobre julho do ano passado, o primeiro mês do real.

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