São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A realidade virá em nova embalagem

ARNALDO JABOR
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O fotógrafo Oliviero Toscani usa a tragédia humana para vender camiseta da Benetton (Aids, massacres, racismo etc.). Ele tem razão. É preciso revolucionar a publicidade brasileira.
Felicidade está "out". Aqui vão algumas idéias para que se venda muito e se faça um maravilhoso serviço social! Vendendo o quê? A "Ver-da-de"! -em nova embalagem, agora sabor tutti-frutti...
Filme 30" - Cliente: Ração Dois Irmãos - Animação
Cachorrinho latindo feliz. Seu latido vira locução: "Todo mundo sabe que eu sou o melhor amigo do homem. Por isso eu prefiro `Ração Dois Irmãos - double flavor'!".
Cachorrinho assobia: "João Ricardo, fiu, aqui!...". Dono vem latindo de quatro e se põe a comer na mesma tigela com o cãozinho.
Locução: "Miseráveis não precisam mais enganar. Chegou `Dois Irmãos - double flavor', para seu cão e você. Sabor alcatra e `steak au poivre'".
Outdoor - Cliente: Banco Goldstein
Tratamento gráfico: alto contraste, preto-e-branco e cor vermelha apenas.
Agência de Banco de mármore e granito. Luxo. Cadáveres de clientes caídos uns sobre os outros. Sangue nos corpos. Em primeiro plano, um segurança ainda cambaleia, com três tiros no peito.
Texto: "Muitos bancos se gabam de alta eletrônica e atendimento pessoal, mas só o Banco Goldstein pode se orgulhar de ter sido assaltado onze vezes nos últimos seis meses. Banco Goldstein, a preferência nacional".
Filme 30" - Cliente: Peru Maravilha
Um "travelling" em preto-e-branco com imagem granulada mostra imagens de flagelados e famintos no Nordeste brasileiro (observação: podem ser montadas num "cross cutting" cenas do Sudão ou Somália para provocar mais "recall").
Sobre os rostos magros, locutor diz com voz grave (tom ONU): "Milhões de homens e mulheres não comem nada há meses no mundo (corpos vão sumindo em "fade out"). Graças a Deus, você não está entre eles!".
Imagem funde para peru colorido com apitinho. Locutor: "Aproveite! Coma o seu peru Maravilha, antes que acabe..." (apitinho do peru).
Filme 30" - Uísque Royal Deep Throat
"Sabemos como você se sente. Menor, medíocre, sem lugar no mundo. E foi para homens como você que fizemos este uísque do mais puro malte escocês, engarrafado em Caxias."
Travelling de homens e mulheres lindos e bem-vestidos em festa chique.
Nosso herói entra de smoking malcortado. É feio e jacu. Cambaleia. Close de seu rosto raivoso num sorriso pastoso. Diálogo: "Babacas!".
Homem começa a quebrar a festa. "Pack shot": Garrafa em primeiro plano, homem no ar, feliz, atirado para fora (fotograma fixo - "frozen frame"). Locução: "Royal Throat - mostre o que há de pior em você!".
Filme - Cliente: BabySoft
Fundo infinito. Tudo branco, lindo. Leves nuvens cor-de-rosa pintadas ao longe. Música suave. Muitos bebês lindos e gordinhos, inteiramente nus, engatinham felizes.
Uma voz de mãe cuidadosa faz a locução: "Só uma em cada mil crianças brasileiras pode tomar papinha BabySoft. Dê ao seu bebê a alegria deste privilégio. Papinhas Babysoft".
Filme 30" - Cliente: Cerveja
Dois mendigos tropeçam na sarjeta de uma rua. Ao longe, ruídos de escola de samba. Os dois mendigos se empurram e caem um ao lado do outro, completamente bêbados. O mendigo da direita aponta o dedo em riste para a câmera, como um número um trôpego.
Diálogo pastoso: "A número um...!" O outro mendigo o esbofeteia. Diálogo (canta como Daniela Mercury): "No carnaval você merece uma porraaaada!..." Tombam os dois vomitando (observação: "Pack-shot" livre de marca; este comercial pode ser vendido para qualquer das concorrentes).
Filme 30"
Imensa favela. Plano geral. Miséria e lama. Desabamentos, barracos caindo.
Locução grave: "Você não está nesta foto. Por isso, compre um imóvel Gomes Almeida Lindenberg". Surge maquete de luxo. Residence Flat Service -Village Wittgenstein- "o mundo é o que está em torno", perto da Giovanni Gronchi.
Filme institucional do Governo
Numa varanda do subúrbio, uma rede. Na rede se balança um homem magro, olhando para o teto. Sem trilha, sem nada.
Locução: "A recessão é necessária (homem muda de posição e coça o pé). Curta uma boa (homem rói a unha). Não há o que fazer, não faça nada (homem cochila, vago sorriso trêmulo). Faça da miséria um estilo de vida".
Filme - Cigarro
Mesa art déco. Prato de "vermeil" com caviar. Copo de "bacarat" com vinho. Mão de mulher entra em cena, com maço de cigarros.
Off: suspiro de amor. Locução: "Está vendo este vinho, este caviar, esta mulher? Um raro prazer. Pois você não tem nada disso. Logo, fume Saratoga, o cigarro dos excluídos".
Filme - Cliente: Banespa
Como um vento de tornado, papéis podres, notas promissórias e títulos protestados giram em volta do prédio do Banespa, que vai sumindo, em "computer graphics".
Locutor: "Sabemos que todos os CDBs do Brasil dão o mesmo rendimento, mas temos de gastar a verba de US$ 38 milhões e temos de manter as `bolas' entrando no caixa do marketing. Agências e diretores mantendo sistema de lucro em ritmo corporativo. CDBs e RDBs Banespa -Corrupção gera progresso!".
Filme 30" - Carro De Luxe
Carro de luxo canta pneu na estrada. Brilho da "carrosserie". Tudo visto de baixo. Carro avança contra a câmera. Off: gemidos de dor.
Locução: "Desenvolvimento total, perfeição aerodinâmica...".
Montagem rápida em superclose: pneus velozes esmagam carne macia. Off: Gemidos fracos. Corta para plano geral. Carro some no poente, deixando na estrada o atropelado.
Locução: " `De Luxe', a elegância da violência veloz!". Corpo de atropelado como pasta sangrenta. Close dos lábios do morto, que balbucia sorrindo: "De Luxe".
Filme 30" - Cliente: Igreja Católica Apostólica Romana
Um grande céu azul e brilhante. No centro, um triângulo de infinita luz. Pilastras pós-modernas nos cantos do firmamento. Música celestial.
Voz imensa e melódica: "Ele fez o universo. Ele foi o grande diretor de criação. Agora vêm os evangélicos e falsas igrejas querendo levar seu rebanho, com templos de cinema, TV e pirotecnias. Não aceite imitações. Seja da Igreja Católica, a única que oferece a Santíssima Trindade (triângulo cresce, música idem) Deus: Pai, Filho e Espírito Santo -três em um!". Música. "Pack shot".

Texto Anterior: 'Tomates Verdes Fritos' faz o melô reviver, na Globo
Próximo Texto: Bourbon Street abriga festival de Blues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.