São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Química pode causar infertilidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Produtos químicos encontrados em alimentos e plásticos podem ser os responsáveis pela diminuição da fertilidade masculina, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto da Saúde e Meio Ambiente, no Reino Unido.
Os cientistas apontaram um aumento no número de cânceres de testículo e de seio, além da queda do número e da qualidade dos espermatozóides produzidos.
Os cientistas alertam, entretanto, que mais estudos devem ser feitos para garantir a ligação entre os produtos químicos e a queda de fertilidade nos homens ocidentais.
O aumento de má formação de pênis, bem como um salto de 25% para 30% de casos de câncer no seio nos últimos 50 anos são alguns dos problemas relacionados a produtos químicos.
Esses produtos, chamados de estrogênicos, "imitariam" o estrógeno, um hormônio feminino, também produzido em menor escala no organismo masculino.
Alguns estudos apontam uma queda de 2% ao ano na contagem de espermatozóides.
"Isso significa uma queda de 40% a 50% na contagem de espermatozóides em três décadas. Quanto a qualidade do esperma, há uma queda de menos de 1% ao ano", disse Lewis Smith, diretor do órgão.
Testículos
Um pesquisador do Centro Nacional do Pesquisas, em Lyon (França), produziu sondas que ficam no interior dos testículos e que conseguem medir diferenças de temperatura devido a mudanças climáticas ou exercícios.
As sondas permitiram ver que, se o suprimento de sangue nos testículos for adequado, ele elimina calor com facilidade. O calor afeta a produção de espermatozóides.

Texto Anterior: Teólogo quer nova linguagem
Próximo Texto: Clinton estuda caso do fumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.