São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sjazman prevê queda de preços

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Abram Sjazman, presidente da ACSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), disse que a substituição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) pelo IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) permitirá ``preços menores em toda a cadeia produtiva".
A substituição do ICMS e IPI pelo IVA faz parte da proposta de reforma tributária que vem sendo discutida pelo governo.
Sjazman afirmou que a reforma tributária permitirá a queda dos preços porque vai desburocratizar a arrecadação de impostos.
``Com os impostos pagos por uma massa maior de contribuintes, de maneira mais fácil e controlada, aumenta a arrecadação e caem os preços", disse.
A queda dos preços, disse, será possível porque a simplificação do sistema tributário reduzirá a incidência de impostos na formação de preços de muitos produtos.
O objetivo da reforma tributária, para Sjazman, deve ser desburocratizar a arrecadação.
``Com a simplificação da arrecadação e um número menor de impostos vai cair a sonegação."
``Onde há muitos impostos e é complicado pagar, vale a pena correr o risco de sonegar", afirma.
``No atual sistema, complicado e caro, os empresários sempre acham uma maneira de deixar os recolhimentos de impostos para depois", disse.
Sjazman defendeu a inclusão do ISS (Imposto sobre Serviços), cobrado pelos municípios, ao lado do ICMS e do IPI, na criação do novo imposto.
``Essa é uma aspiração antiga do comércio de São Paulo." Sjazman criticou a decisão do governo de deixar o imposto municipal de fora da unificação do IPI e ICMS.
Para o governo, a inclusão do ISS criaria polêmica entre os prefeitos, já que essa é uma das principais fontes de arrecadação municipal. Para Sjazman, o governo deveria enfrentar a resistência. ``É melhor desgastar agora do que deixar para depois".

Texto Anterior: Clinton estuda caso do fumo
Próximo Texto: Nordeste troca apoio por créditos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.