São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP começa a tratar aidético com sangue de portador sadio

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo inaugura segunda-feira o primeiro programa de imunoterapia passiva para doentes de Aids no país. O programa consiste em transferir anticorpos do sangue de portadores sadios do HIV para o organismo daqueles que já apresentam sintomas da doença.
Esse reforço de anticorpos vem sendo utilizado há quase uma década em centros médicos da Europa e EUA. ``Os resultados são animadores", diz Dalton Chamone, diretor-presidente da Fundação Pró-Sangue e responsável pelo programa. O aumento das defesas reduz as infecções e melhora as condições de vida do doente.
A transfusão será feita por meio do plasma do doador, a parte coagulável do sangue. Uma vez por mês, portadores do vírus -que ainda não manifestaram a doença- doarão cerca de 600 ml de plasma. Esse plasma será tratado e o HIV eliminado pelo calor, a uma temperatura de 56oC.
Assim preparado, o plasma é transfundido para o doente, que receberá 300 ml a cada 15 dias.
A inauguração na segunda-feira terá a presença do professor Abraham Karpas, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Karpaz estuda a imunoterapia desde 1984 e desde 1988 vem aplicando a técnica em centenas de pacientes.
Na França e nos EUA já é praticada há mais de cinco anos. Em março passado, um grupo de pesquisadores da Califórnia provou que a imunoterapia passiva traz vantagens também para o doador.
Ao doar o sangue com frequência, o portador do HIV obriga seu organismo a produzir mais anticorpos, aumentando as defesas. Karpaz constatou a mesma coisa: um dos seus primeiros pacientes vem doando sangue há dez anos. Até agora, não ficou doente.
O programa tem a colaboração do Estado e do Ministério da Saúde. Equipes de profissionais serão treinadas em São Paulo para implantar a imunoterapia em hemocentros regionais e de outros Estados.

Texto Anterior: PM mata em morro do Rio suposto traficante
Próximo Texto: Programa quer atrair doadores com HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.