São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Briga `racha' o Micheluccio

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma briga em torno do direito de usar o nome do Micheluccio, uma das pizzarias mais famosas de São Paulo, provocou um ``racha" na rede.
Há cerca de um mês, um grupo de sete donos de pizzarias Micheluccio trocou o nome dos estabelecimentos e inaugurou as pizzarias Da Vinci.
Segundo Ricardo Gutierrez, 40, proprietário da pizzaria Da Vinci da rua Cardoso de Almeida, em Perdizes (zona oeste), o grupo resolveu abrir a nova rede por não concordar com o sistema de trabalho adotado pela nova franquia do Micheluccio desde o ano passado.
Em março de 94, Décio Negreda, proprietário do Micheluccio da rua da Consolação (região central) -a primeira casa da rede-, ganhou na Justiça o direito de utilizar a marca.
Ele resolveu então modificar as concessões para o uso do nome Micheluccio.
A família Pascoal, que inaugurou a pizzaria na Consolação e depois vendeu para os Negreda, disputava o direito do uso da marca.
Segundo Ricardo Gutierrez, a nova franquia estaria privilegiando um sistema semelhante ao fast food, o que descaracterizaria ``o caráter tradicional do Micheluccio".
Mauro Santos Negreda, 25, filho de Décio Negreda e um dos diretores do Micheluccio, diz que seu avô, Silvino Negreda, comprou a loja dos Pascoal e ``registrou a marca Micheluccio em nome de um restaurante dele, o Patriarca, na rua Líbero Badaró".
Com a morte de Silvino, em 93, seus filhos, Décio e Erci, herdaram o negócio.
``Após a decisão da Justiça, resolvemos criar um sistema de franquia para melhorar a rede. Demos identidade visual, profissionalizamos e informatizamos o Micheluccio. Antes, as pizzarias usavam nossa marca, tinham funcionários treinados por nós, mas pagavam um valor irrisório", diz Mauro Negreda.
Segundo ele, alguns donos de pizzarias Micheluccio não concordaram e preferiram abrir a nova rede.

Texto Anterior: Cliente descobre semelhança
Próximo Texto: Eletropaulo vai medir consumo cada 3 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.