São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
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Venda em shoppings deve crescer 100 em quatro anos

JOAQUIM FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Venda em shoppings deve crescer 100% em quatro anos
A venda de bens e serviços deverá dobrar nos shopping centers até o ano 2000. A área construída crescerá 47% e o volume de vendas por metro quadrado será 33% maior, somando mais 120 mil empregos diretos aos 200 mil gerados hoje nos cem shoppings em funcionamento no país.
A estimava é da Abrasce -Associação Brasileira de Shopping Centers que encerrou ontem, em São Paulo, o 5º Congresso Internacional, revelando as tendências futuras do setor.
``Agora surgirão shoppings temáticos -só esporte, por exemplo-, shoppings em cidades do interior e outros mais populares", diz Célio Pinto de Almeida, presidente da Abrasce.
Hoje o comércio de todos os produtos vendidos nas grandes lojas e nos shoppings, excluindo os serviços, movimenta US$ 48 bilhões ao ano, equivalendo a 8% do Produto Interno Bruto (PIB).
``Historicamente, essa participação sempre foi de 12% e com a estabilização da economia a tendência é recuperarmos esse patamar", diz Antonio Paulo Pierotti, conselheiro da Abrasce.
Segundo Pierotti, a venda dos produtos em shopping sempre registrou crescimento maior do que o da economia.
Considerando um crescimento anual de 5% no PIB, a economia brasileira terá crescido 22% até o ano 2000, passando de US$ 600 bilhões para US$ 732 bilhões ao ano.
``Se os produtos de shoppings tiver 12% desse volume, participará com US$ 87,8 bilhões do PIB", diz ele.
Os shoppings do Brasil faturaram em 94 foi de US$ 7,8 bilhões.

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