São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço da Microsoft é contestado na Justiça

JAMES KIM
DO ``USA TODAY"

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Microsoft travam nova batalha.
A questão: a Microsoft planeja facilitar a assinatura de seu serviço on line (Rede Microsoft) por meio do ``Windows 95", que deve ser lançado no dia 24 de agosto. Outras empresas on line afirmam que esse é um meio injusto de conseguir clientes.
Os serviços on line -dominados pela America Online, CompuServe e Prodigy- permitem que as pessoas conectem seus micros às linhas telefônicas e conversem, troquem mensagens e documentos.
Para ser assinante da Rede Microsoft, o usuário deverá:
1 - Comprar micros com o ``Windows 95" instalado. Uma das figuras de abertura indica a rede. Basta clicar sobre a imagem, entrar com um número de cartão de crédito, escolher a senha e tornar-se assinante do serviço.
Programas de outros serviços on line também serão instalados nos PC por alguns fabricantes como Compaq e Packard Bell. Os micros Compaq vêm com America Online, CompuServe e Prodigy. O mesmo acontecerá com os PC Packard Bell no final deste mês.
2 - Comprar ``Windows 95" nas lojas. Ao instalar o software, o micro perguntará se, entre as opções, deseja o serviço on line da Microsoft e não proporá outro. Ao responder sim, aparecerá um ícone MSN na tela. Se não quiser um MSN durante a instalação, ainda assim haverá um ícone na tela avisando ``instale a Rede Microsoft".
Steve Case, presidente do America Online, afirma que o ícone é um constante lembrete para fazer a assinatura. Nenhum outro serviço possui esse tipo de marketing.
Empresas on line têm outros métodos de distribuição. Oferecem seu software por meio de revistas, modem e outros produtos.
``A diferença é que podemos colocar em alguns micros; eles colocarão em todos", diz Case.
A Dataquest estima que a Rede Microsoft chegará a 2,6 milhões de assinantes no final de 1996. ``Outras empresas on line demoraram cerca de oito anos para chegar aí", diz o consultor Gary Arlen.

Tradução de LISE ARO

Texto Anterior: `Plus' personaliza `Windows 95'
Próximo Texto: Programa cria objetos tridimensionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.