São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa cria objetos tridimensionais

MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA; ROGÉRIO DEI SANTI; ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "MacroModel" é um programa de modelagem que permite a criação de modelos tridimensionais (3D) de objetos. É útil para criadores de multimídia, artistas gráficos, engenheiros e outros profissionais que precisam de recursos sofisticados para criar modelos "realísticos" de objetos tridimensionais no computador. O público mais adequado são os usuários já acostumados a usar programas de ilustração, desenho e ferramentas de CAD (desenho e projeto por computador) bidimensionais, que poderão expandir suas idéias para a terceira dimensão.
No "MacroModel", todos os modelos 3D são construídos a partir de formas bidimensionais (2D) simples ou complexas, denominadas "profiles" (geradoras).
Usuários já habituados a trabalhar com programas de desenho, ilustração e CAD 2D, não encontram dificuldades em editar essas formas no "MacroModel", pois as técnicas de descrição e de edição são semelhantes. Essas formas são descritas e posicionadas em uma superfície, denominada "working plane", ou plano de trabalho, que funciona como uma folha de papel na qual são desenhadas as geradoras 2D. As geradoras podem então ser usadas para definir um modelo 3D, por meio de operações específicas.
Objetos sólidos também podem ser definidos pela translação de uma face geradora ao longo de um caminho. Esses sólidos são denominados sólidos de translação.
Outra forma de definir sólidos é pela rotação de uma curva ou face geradora em torno de um eixo. Objetos definidos assim são denominados sólidos de revolução.
Ambos os tipos de operação estão disponíveis no "MacroModel", além de funções adicionais para gerar superfícies (como ``skinning") e para deformar objetos (como ``twisting" e ``bending").
O "MacroModel" não é um programa voltado especificamente para usuários de CAD. Assim, não é um programa de CAD completo, mas dispõe de recursos e precisão suficientes para ser utilizado para o design preliminar de produtos.
Os modelos gerados podem ser exportados para um programa de CAD/CAM, como o ``AutoCAD". Também é compatível com programas que geram animações e apresentações multimídia.
Os comandos e sua apresentação são poderosos e amigáveis, de acordo com a filosofia do Mac.
Usuários que não estão acostumados a trabalhar com três dimensões podem encontrar alguma dificuldade a princípio. Isso é de certa forma inerente ao processo de criação de modelos 3D, pois as operações necessárias para a elaboração de um modelo que envolva uma maior sofisticação não são simples.
Mensagens explicativas e informativas sobre a operação que está sendo efetuada são apresentadas no rodapé da tela. O posicionamento dessas mensagens seria mais adequado e familiar se acompanhasse a posição do cursor.
Quando se está trabalhando com modelos complexos, formados por vários objetos, às vezes fica difícil manipular elementos que ficam parcialmente ocultos por outros.
Para auxiliar nesse aspecto, o "MacroModel" permite "esconder" parte dos objetos que compõem um modelo.
Dessa forma, é possível "limpar" a tela e deixar aparentes apenas os objetos de interesse para a edição que está sendo feita, o que facilita o trabalho de modelagem.
Objetos podem ser dimensionados e posicionados com o uso do mouse. Também podem ser posicionados numericamente por coordenadas, com precisão de até seis casas decimais.
Existem também um ``Model Browser", que permite ao usuário visualizar e gerenciar, além dos objetos que compõem o modelo, o ponto de observação, os materiais utilizados nos objetos e as fontes de luz a serem utilizadas na visualização (rendering) da cena.

Texto Anterior: Serviço da Microsoft é contestado na Justiça
Próximo Texto: Recursos produzem imagens realísticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.