São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual o significado das siglas

Qual o significado das siglas
Pergunta:``Gostaria de saber

Pergunta:``Gostaria de saber qual o significado das siglas SX, DX, SL, DX2 e DX4. Qual é a diferença entre um micro 386SX e 386DX. E entre um computador 486SX e um 486DX. O que um 486DX2 e um 486DX4?"
(José Fernandes, Mimoso do Sul, ES)

Resposta: As siglas SX e DX têm aplicações diferentes para microcomputadores 386 e 486. Nos computadores 386, o SX identifica que a CPU (cérebro e coração do equipamento) comunica-se com os periféricos (entre eles disco rígido, placa do monitor, acionador de disquete e leitor de CD-ROM) a 16 bits e nos DX, a 32 bits. Equivale a uma avenida com vias. No SX só existe uma única pista. O DX possui duas pistas, logo consegue, teoricamente, comunicar-se com os periféricos no dobro da velocidade de um SX.
Nos computadores 486, as siglas SX e DX têm designações diferentes. O SX identifica uma CPU sem o co-processador aritmético embutido. Nesse caso, é possível acrescentar o co-processador à parte em um conector específico.
O 486DX, assim como o DX2 e o DX4, já tem o co-processador embutido em seu chip.
A sigla DX2 aplica-se a computadores com chip 486. DX2 é a sigla que define um processador que trabalha internamente com velocidade dobrada e conversa com os componentes externos com velocidade simples.
Existem os computadores 486DX2 de 50 MHz e os 486DX2 de 66 MHz.
No caso dos equipamentos DX2 66, a placa principal foi concebida para trabalhar a 33 MHz. Internamente, essa placa trabalha a uma velocidade de 66 MHz.
O computador DX4 é um 486. O nome foi mudado por um problema de patente. Nos Estados Unidos, país de origem do fabricante desse chip, não é permitido patentear números, apenas nomes. Por isso, a fabricante Intel (líder mundial em venda de chips para computadores) trocou de 486 para Intel DX4, que hoje é apresentado nas velocidades de 75 MHz e 100 MHz.
Portanto, chamar um micro de 486DX4 pode parecer redundante.
O computador SL e o SLC apresentam uma CPU de baixo consumo de energia, usada para os equipamentos com chip 386 e 486. Essa designação é muito comum nos computadores portáteis, uma vez que prolonga o funcionamento das baterias.

Texto Anterior: Chega ao país soft para dobrar memória do micro
Próximo Texto: Para ter acesso a um BBS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.