São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chega ao país soft para dobrar memória do micro

HEINAR MARACY
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um software que dobra a memória RAM do seu computador. Parece propaganda enganosa, mas não é. O ``RAM Doubler", da Connectix, existe há mais de um ano para micros Macintosh e agora está sendo lançada uma versão compatível com ``Windows".
Ambas as versões estão chegando ao país. No Mac, o programa é um sucesso, com mais de 1 milhão de cópias vendidas. É bem provável que tenha um sucesso bem maior entre os usuários de PC. Afinal, falta de memória é um problema universal.
O que o ``RAM Doubler" faz é gerenciar a memória disponível de uma maneira mais eficiente do que o sistema operacional, seja ele o ``Windows" ou o ``Mac OS". Ele basicamente pega partes da memória que programas e recursos do sistema reservam para si, mas quase não usam e a disponibiliza para outros programas. No Macintosh, a contrapartida é uma queda no desempenho geral do micro em torno de 10%. É um preço pequeno a se pagar pelos benefícios que o programa traz, como poder usar vários programas ao mesmo tempo. Ainda não há dados sobre o desempenho com o ``Windows".
A instalação do programa não poderia ser mais simples. Basta clicar em um botão e reinicializar o ``Windows". Pronto, você dobrou a memória. Ele é compatível com programas como o ``QEMM" e compressores de arquivos como o ``Stacker". A configuração mínima recomendada é um PC com 8 Mbytes de memória.
A Connectix, fabricante do ``RAM Doubler", é bastante conhecida no mercado Macintosh, com uma linha de produtos inovadores. Uma de suas características é agilidade para atualizar sua linha de produtos, imprescindível para quem trabalha com programas que alteram o sistema operacional.

ONDE SABER MAIS
DELLACENTER: tel: (0142) 23-090

Texto Anterior: Conheça as notas das empresas de informática
Próximo Texto: Qual o significado das siglas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.