São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sábato Magaldi toma posse na Academia

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O crítico e historiador de teatro Sábato Magaldi, 68, tomou posse anteontem à noite na Academia Brasileira de Letras, sob as homenagens dos grandes nomes do teatro brasileiro atual.
Magaldi é o primeiro crítico e estudioso do teatro a entrar para a ABL em 97 anos de existência da casa. Ele assumiu a cadeira número 24, ocupada anteriormente pelo romancista Cyro dos Anjos, falecido este ano.
Nervoso e emocionado, Magaldi disse que quer ser um ``aprendiz" na ABL. ``Só depois disso quero botar as manguinhas de fora e discutir mais o teatro brasileiro aqui", afirmou.
``Agora temos dois autores e um crítico de teatro na Academia. Se conseguirmos uns atores, poderemos montar um espetáculo", disse o dramaturgo Dias Gomes, 70. O outro dramaturgo a que Gomes se refere é o pernambucano Ariano Suassuna. Além dos dois, também escrevem para teatro os acadêmicos Antônio Callado e João Cabral de Mello Neto.
A posse de Magaldi reuniu atores, escritores e diretores suficientes para uma superprodução: Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Tônia Carrero, Sérgio Viotti, Joanna Fomm, Ítalo Rossi, Marieta Severo, Renata Sorrah, Eva Wilma, Carlos Zara, Aracy Balabanian, Antônio Fagundes, Marco Nanini, Mauro Rasi e Ulysses Cruz, entre outros.
``Magaldi acompanhou a carreira de todos nós, foi um grande professor. Além disso, ele descobriu a importância de Nélson Rodrigues para o teatro brasileiro", disse Fernanda Montenegro.
Paulo Autran considerou ``inaguentável" o formalismo da cerimônia. O discurso de Magaldi durou 50 minutos e o de Ledo Ivo, que lhe deu as boas-vindas, mais de uma hora.
``A ABL, que nunca reconheceu um autor como Mário Quintana e prestigiou tanta gente que não merece, agora reconhece o trabalho de Magaldi. É uma honra maior para a Academia, não para ele, que fez tanto pelo teatro", disse.

Texto Anterior: Elvis vira a tendência moderna do verão
Próximo Texto: Inédito! Boneca paga bofe com cheque pré!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.