São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

GM pode produzir motores a gás

DA FOLHA ABCD; SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de assuntos corporativos da General Motors de São Caetano, José Carlos Pinheiro Neto, afirmou ontem que a montadora estuda a possibilidade de produzir motores movidos a gás natural.
Anteontem, o governo federal anunciou que será autorizado nos próximos dias o uso do gás natural para qualquer tipo de veículo.
Atualmente, o uso desse combustível é restrito a ônibus, táxis e frota de empresas. O gás natural polui menos.
Há dois anos, a GM já vem trabalhando com a adaptação dos modelos Monza, Kadett, Ipanema e Omega para o uso do gás natural.
Pinheiro Neto, no entanto, não informou quanto poderá ser investido nesses estudos e quando eles serão iniciados.
A Volks, segundo a Folha apurou, desenvolve há três meses um projeto de adaptação de motores a gás.
A expectativa do governo é expandir o uso do gás natural para 300 mil veículos nos próximos cinco anos. Hoje, a frota de carros que usa esse combustível é de 13 mil.

Comitê
O coordenador do Comitê Nacional dos Produtores de Açúcar e Álcool, José Pilon, disse ontem que o gás natural deve ser usado para substituir apenas a gasolina e o óleo diesel.
O argumento de Pilon é que esses dois produtos são comprovadamente mais poluidores do meio ambiente do que o álcool combustível.
O gás natural, de acordo com o Ministério das Minas e Energia, tem um rendimento 50% maior que o álcool combustível. Isso no caso de automóveis que têm seus motores convertidos.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Alcatel compra ações de sócio brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.