São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB pede ação do governo; Lula critica elite

FERNANDO MOLICA; CARLOS ALBERTO DE SOUZA

Em São Paulo e da Agência Folha, em Porto Alegre
O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Lucas Moreira Neves, disse ontem, em São Paulo, que o governo federal não pode fugir à tarefa de "criar maior igualdade entre os brasileiros".
Segundo ele, o governo deve ter uma "alta sensibilidade social". D. Lucas evitou dizer se o governo tinha compromisso com este desenvolvimento social. "Não quero fazer um pronunciamento categórico sobre um governo que está começando. Prefiro adiar um comentário sobre o assunto".
As declarações de D. Lucas foram dadas a partir da publicação, pela Folha, de relatório do Banco Mundial que aponta o Brasil como o país de pior distribuição de renda no mundo. Ele classificou os dados de "impressionantes".
"A serem verdadeiros estes dados, temos de buscar a reversão desta tendência (de crescimento da concentração de renda)", disse.

Lula
O presidente nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem em Porto Alegre (RS) que o Brasil tem uma ``elite governante imoral", aludindo ao relatório do Banco Mundial.
Lula disse que o relatório, que aponta o país como o pior do mundo em distribuição de renda, ``é uma confirmação de que os governantes brasileiros, apesar da quantidade de diplomas universitários que têm, são incompetentes".
Segundo o presidente do PT, os ``governantes brasileiros não compreendem os problemas sociais e ficam pensando na estratosfera", em vez de buscar soluções compatíveis com ``a cultura do Brasil".
Lula previu que o próximo relatório do Banco Mundial, que sai anualmente, pode trazer dados ainda ``muito mais grotescos". Ele disse que ``não há nenhum indício" no governo FHC que aponte para uma reversão do quadro.
(Fernando Molica e Carlos Alberto de Souza)

Texto Anterior: Governadores do NE pedem tratamento especial
Próximo Texto: CNBB prepara ``grito" contra política econômica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.