São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mexicana "rouba" a cena

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora fora da lista oficial do evento, a senadora mexicana Irma Serrano Castro praticamente roubou a cena na cerimônia de abertura da 5ª Reunião da Comissão Especial da Mulher do Parlatino.
Com roupas multicoloridas, turbante e sentada na primeira fila, Irma chamou a atenção dos participantes que desconheciam sua identidade. Irma era cantora de músicas folclóricas e atriz de cinema até três anos atrás, no México.
Decidiu ``entrar na política para combater o machismo, principalmente dos índios mexicanos": ``Talvez não exista machismo e preconceito maior no mundo".
Ela foi eleita senadora há três anos pelo Estado de Chiapas (sul do México). Nesse Estado, se formou a base da organização guerrilheira Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Na oposição ao governo de Oscar Zedillo, a senadora diz ter sofrido em sua carreira artística e política ``todo o preconceito mexicano". Para combatê-lo, ela disse priorizar a defesa da mulher por meio da apresentação de projetos de lei no Parlamento mexicano.
Irma, 49, estudou direito, filosofia e letras antes de começar a cantar e de ingressar na política. ``Mesmo fora do parlamento, eu sempre fiz política", disse a senadora.
(CMN)

Texto Anterior: Para parlamentares, ausência de de deputado é exemplo de desprezo
Próximo Texto: Igreja anuncia punição de freira que defendeu direito ao aborto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.