São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte poderá ter gás natural da Petrobrás

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

A Petrobrás estuda a possibilidade de implantar um sistema de distribuição de gás natural para abastecer os Estados do Amazonas, Pará e Maranhão.
Na primeira etapa do projeto, os técnicos estão avaliando a necessidade de consumo de cada Estado para ver se o investimento é viável. ``Estamos conversando com empresários para ver se vale a pena retirar o gás do meio da selva", disse o gerente de produção da EP Amazônia (unidade da Petrobrás em Belém), Pedro Neto, 45, que esteve ontem em São Luís (MA).
A fonte do gás natural na região Norte fica no rio Urucu, um afluente do rio Amazonas, a 700 km de Manaus (AM).
O projeto prevê três etapas. Construir a infra-estrutura para tornar o combustível liquefeito (processo industrial de resfriamento do gás para torná-lo líquido).
Criar um sistema de transporte por meio de navios especiais (chamados metaneiros) para os principais centros. Até o final do ano, a estatal pretende concluir o levantamento sobre o potencial de consumo de cada Estado e comparar os gastos dos futuros consumidores com os custos do projeto.

Texto Anterior: MP muda regras suspensas pelo Supremo
Próximo Texto: Petroleiros preparam nova greve, diz Spis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.