São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FDA autoriza o uso de fígado de porco modificado em humanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O FDA -órgão que regulamenta alimentos e drogas nos EUA- autorizou o uso de fígado de porcos alterados geneticamente em pacientes com problemas de insuficiência no órgão.
O tratamento, desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA), só foi testado em animais.
A técnica consiste em desviar o sangue do paciente até o fígado do porco. O fígado é posto próximo ao paciente, fora do corpo.
O órgão, conectado a uma veia da perna, processa as substâncias que o fígado doente não consegue processar. O sangue purificado volta ao paciente através de um tubo conectado a seu tórax.
Os porcos pertencem a uma linhagem especial, que foi alterada geneticamente para que não haja problemas de rejeição.
Segundo Jeffrey Platt, pesquisador da Universidade de Duke (EUA), os fígados de porco permitirão a eliminação das toxinas que normalmente são produzidas por fígados insuficientes.
Platt diz que a técnica pode facilitar também a recuperação do paciente através de seu próprio fígado, ganhando tempo enquanto espera um transplante.

Texto Anterior: Ministro quer cursos de pós-graduação pagos
Próximo Texto: Alergias podem estar ligadas a sistema imune
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.