São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fujimori promete privatizações e combate à pobreza em sua 2ª posse

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O engenheiro Alberto Fujimori, 57 anos feitos ontem, prometeu reduzir em 50% a pobreza da população do Peru ao tomar posse do segundo mandato de cinco anos como presidente do país. A renda per capita no país é de US$ 950.
A receita para isso será terminar o processo de privatização de empresas estatais e aprofundar "reformas estruturais e econômicas com "austeridade, eficiência e princípio de autoridade, feitas por "técnicos sem compromissos políticos. Isto é, manter a programação, dita neoliberal, de seu governo anterior.
Nove presidentes latino-americanos, entre eles FHC, foram à posse. A parte mais polêmica de sua fala foi o anúncio de um programa de planejamento familiar. A decisão se choca com posição da Igreja Católica, majoritária.
Fujimori muda dois ministros em seu novo governo. Sandro Fuente assume a pasta do Trabalho e Promoção Social.
A outra mudança ocorre no comando da diplomacia. Francisco Tudela, o novo chanceler, terá como principal missão negociar com o Equador a definição das fronteiras comuns, que levaram os países a um conflito em janeiro.
Fujimori destacou em seu discurso esse acordo, mas se referiu também à guerra que o governo mantém contra o grupo terrorista Sendero Luminoso. Pediu um minuto de silêncio a suas 30 mil vítimas.

Texto Anterior: Júri condena mãe à prisão perpétua
Próximo Texto: Repatriados querem processar o Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.