São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dão armas, diz jornal

DE NOVA YORK COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O jornal norte-americano ``The Washington Post" disse ontem que, segundo serviços de inteligência da Europa, os EUA estariam fornecendo armas à Bósnia.
Com isso, o país estaria descumprindo o embargo internacional imposto pelas Nações Unidas à toda ex-Iugoslávia.
O Senado norte-americano aprovou resolução suspendendo unilateralmente o embargo apenas para a Bósnia.
Os deputados vão votar a questão terça-feira. O presidente Bill Clinton vai analisar a proposta e já avisou que deve vetá-la.
Segundo o "Post", as armas estariam chegando aos bósnios pela Arábia Saudita, pela Turquia e pelo Paquistão -países muçulmanos e aliados dos EUA.
Ontem pela manhã, Clinton negou a veracidade das informações.
Mais tarde, Mike McCurry, porta-voz de Clinton, afirmou que as armas norte-americanas podem de fato ter chegado à Bósnia. ``Mas, se isso aconteceu, foi sem a permissão e o conhecimento do governo dos EUA", disse.
Ontem, países islâmicos do Golfo Pérsico, liderados pelos Emirados Árabes Unidos, reuniram em uma campanha mais de US$ 50 milhões para enviar ao governo muçulmano da Bósnia.

Texto Anterior: Croácia invade território sérvio na Bósnia
Próximo Texto: Otan descarta ataque a Bihac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.