São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Textos aconselham sem apelar para fanatismo

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A parte mais interessante dos telegramas do Padre Cícero é aquela em que ele aparece respondendo às pessoas simples, que pediam conselhos de todo tipo. Nas respostas aparece um padre Cícero sensato, sem nenhum traço de fanatismo.
Em uma das mensagens, uma mãe lhe escreve querendo saber se o filho pode casar com a prima. Diz o padre: ``Ambos sendo solteiros, pais querendo, tirando dispensa (permissão), podem casar".
Um fazendeiro de Caruaru, José Santana, lhe escreve em 1931: ``Entrego o que tenho ou possuo a Vossa Reverendíssima, me acho aperriado (sic), tenho vontade de seguir esta semana". Padre Cícero responde: ``Tenha paciência aí, vá trabalhando. Deus o ajuda".
Em 1932, Antonio Tiburtino, de Pernambuco, lhe manda telegrama afirmando que tem ``um caroço na barriga, lado direito" e que sofre ``muita quentura no estômago". ``Espermente (sic) remédio de vermes", recomenda.
Os telegramas também mostram o prestígio do padre Cícero diante dos eleitores. Muita gente lhe escrevia perguntando em quem votar. Em fevereiro de 1930, diante dessas indagações, ele despacha o telegrama: ``Votem chapa dr. Júlio Prestes, Vital Soares". Nessas eleições, Juazeiro do Norte foi o município da região que deu a maior votação a Prestes.
Apesar disso, solicitações do padre a políticos nem sempre eram atendidas. Há pedidos de emprego para afilhados, feitos por ele, que recebem respostas negativas. O então presidente (governador) do Ceará em 1925, por exemplo, responde a um desses pedidos afirmando que ``quando recebi o seu telegrama em favor do bacharel Saldanha Araújo, já assinara o título de nomeação de substituto".
Em abril de 1932, o padre Cícero endereça apelos ao então presidente Getúlio Vargas pedindo a construção de um açude. ``Hoje amanheceram na minha porta 2.000 pessoas implorando socorro", relata. A obra nunca foi feita.

Texto Anterior: OS PEDIDOS AO PADRE
Próximo Texto: 'Tradutor' possibilita namoro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.