São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas serão divididas por faixa etária em 96

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As 6.800 escolas da rede estadual de ensino de São Paulo terão o segundo semestre letivo deste ano para se preparar para uma das maiores reformas da década.
A partir de 1996, as escolas serão divididas por faixas etárias: algumas só atenderão da 1ª à 4ª série do 1º grau (alunos de 7 a 12 anos, mais ou menos); outras, da 5ª série do 1º grau até o 2º grau; e outras, ainda, apenas o 2º grau.
Neste semestre letivo, os mais de 6 milhões de alunos da rede que voltam às aulas entre hoje e amanhã ainda estudarão em escolas que, na maioria, têm alunos de 6 anos a mais de 20. Em 96, poderão ter de mudar de escola.
``Isso faz parte de uma idéia mais ampla de organizar as escolas de forma mais adequada para as diferentes faixas etárias e para a jornada de trabalho dos profissionais de ensino", afirma a secretária de Estado da Educação, Rose Neubauer, 50.
``Uma escola de 2º grau precisa de um equipamento melhor, precisa de laboratório, é uma escola para jovens. A escola de 1ª a 4ª série tem outra característica, é totalmente diferente, não tem, por exemplo, problema de drogas e de criminalidade", acrescenta.
Reajuste
As entidades de profissionais de ensino reiniciam, na volta às aulas, sua campanha por salários.
No semestre passado, essas reivindicações levaram a uma greve que durou 23 dias letivos e a um piso salarial mensal de R$ 200,00, dos quais em torno de 35% são gratificações ou abonos.
``Vamos pedir a incorporação das gratificações e um reajuste de 50%", afirma Roberto Felício, presidente da Apeoesp (o maior sindicato de professores da rede).
Sobre a realização de uma nova greve, Felício afirma que, ``em uma categoria que ganha um piso de R$ 200, a possibilidade de uma greve é sempre alguma coisa a ser considerada".
Segundo a secretária da Educação, Rose Neubauer, ``ainda não dá para dizer se nós vamos poder dar esse aumento de 50%".

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Saiba evitar problemas na hora de estacionar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.