São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A briga já começou

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO
Tal qual esta coluna havia previsto (eh, boca de sapo!), começaram as disputas judiciais envolvendo os tais ``condomínios e franqueados", também denominados ``cooperativas de franqueados". Trata-se daquele esquema, promovido por consultores/corretores de franquias, em que várias pessoas que pretendem adquirir uma ou várias franquias, mas não têm toda a grana necessária para o investimento, resolvem se juntar, ficando cada uma com uma ``cota" do negócio.
Um desses investidores mencionou a esta coluna uma operação, em que esteve pensando em entrar, na qual mais de 25 pessoas estariam juntando seus capitais para montar uma lanchonete de 27 metros quadrados. É difícil de acreditar, mas foi assim que nos venderam o peixe.
Já há uma ação em andamento em São Paulo, proposta por um investidor arrependido, que pretende cair fora do negócio e afirma que a empresa que lhe vendeu a ``cota" na franquia não estaria ``entregando" o que prometeu. Esta coluna ouviu comentários a respeito de ação semelhante que estaria em andamento no Fórum do Rio de Janeiro. Estamos investigando.

Para quem ainda acha que franchising só se usa em fast food, está chegando ao Brasil uma franquia de engenharia genética para o aperfeiçoamento de gado da raça nelore e melhoria da sua carne.
Trata-se da franquia da Leachmann Cattle Corporation, dos Estados Unidos. Por enquanto, a empresa já concedeu cinco franquias no Brasil. Em conjunto, elas deverão criar um total de 30 mil cabeças usando a tecnologia da empresa franqueadora. Essa tecnologia envolve desde a seleção das matrizes, aquisição de sêmen até sistemas para a venda da carne.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. Marcus Rizzo é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

Texto Anterior: Seguros, o ano está fechado
Próximo Texto: O Banespa baiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.