São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival Olímpico atrai 10 mil pessoas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival Olímpico de Inverno, principal atração esportiva na capital paulista no fim-de-semana, levou cerca de 10 mil espectadores a eventos de sete esportes.
As surpresas do festival foram a eliminação de Rogério Sampaio na seletiva para o Mundial de judô e os sete recordes no desafio Rio x São Paulo de natação.
O público total ficou bem abaixo da final do Paulista, em Ribeirão (cerca de 40 mil). Os maiores públicos foram os do basquete e do tênis, que atraíram, cada um, cerca de 2.000 pessoas ao Ibirapuera.
Na São Paulo Cup de tênis, o francês Jean-Philippe Fleurian, 29, ficou com o título. Ele derrotou ontem, na final, o italiano Vincenzo SantoPadre, por 7/6 (7/5) e 6/3. SantoPadre eliminara o brasileiro Jaime Oncins em uma das semifinais.
Nas duplas, os irmãos argentinos Patricio e Lucas Arnold bateram na final os brasileiros Otavio Della e Marcelo Saliola, por 6/2, 4/6 e 6/1.
No ginásio do Ibirapuera, a seleção brasileira de basquete masculino derrotou facilmente (116 a 106) um combinado de norte-americanos que atuam no Brasil.
Na natação, foram batidos cinco recordes sul-americanos e dois brasileiros, todos em provas de 50 m e em revezamentos 4 x 50 m.
Os recordes sul-americanos: Patrícia Comini (50 m, nado de peito), 34s69; Fernando Scherer (50 m, nado borboleta), 24s53; seleção paulista A (revezamento 4 x 50 m, nado livre, feminino), 1min50s98; seleção carioca A (4 x 50 m, quatro estilos, masculino), 1min46s71; seleção paulista A (4 x 50 m, quatro estilos, feminino), 2min02s12.
Os recordes brasileiros: Fábio Gonçalves (50 m peito, masculino), 30s02, e Ellen Borgo (50 m, nado borboleta), 29s48.
Nenhuma dessas provas será disputada nos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), em 1996. Nas outras provas, ninguém conseguiu marca para ir à Olimpíada.
Na classificação geral, a seleção carioca derrotou a paulista.
O judô realizou no Ibirapuera sua seletiva para o Mundial do Japão, que começa em 28 de setembro. Aurélio Miguel, que passou da categoria meio-pesado à pesado, se classificou.
Aurélio, com 105 kg, derrotou José Tranquilini, 155 kg, na principal luta de ontem.
A decepção foi Rogério Sampaio, campeão olímpico em 1992.
Ele não conseguiu vaga para o Mundial na categoria leve. Foi derrotado por Fernando Hirakawa, de apenas 20 anos.
O piauiense Valdenor dos Santos, 26, venceu o Olympic Day Run, corrida de rua de 10 km no parque do Ibirapuera. Valdenor correu a distância em 28min30s.
Os quenianos Peter Ndirangu e Paul Koech, favoritos da prova, ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
A prova feminina foi vencida pela brasileira Roseli Aparecida Machado, em 34min40s.
As competições de remo e canoagem foram disputadas na raia da Cidade Universitária. Ontem, no remo, Cuba derrotou o Brasil no dois com, mas a equipe brasileira ganhou no ``double skiff" (dois remadores sem timoneiro).
Cuba venceu as duas provas de duplas, na canoagem. O brasileiro Denis Ferreira venceu a prova individual.

Texto Anterior: Contra a insólita decisão por pênaltis
Próximo Texto: Luta contra o tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.