São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians é o time preferido; São Paulo vem em segundo lugar

JUCA KFOURI
DA EQUIPE DE COLUNISTAS

Aqui, como sempre, deu Corinthians. Não tem jeito. Entra ano sai ano, com a amostragem que for, o Timão é sempre o mais popular, o mais querido. Em todas as classes, em todas as idades, sexos e religiões. A torcida feminina não poderia ser diferente. E não adianta reclamar.
São-paulinas e são-paulinos vão fazer como candidato que aparece perdendo nas pesquisas. Vão dizer que deve ter algum erro, que não é possível, que a juventude é cada vez mais são-paulina e o diabo a quatro.
Já as e os palmeirenses vão chiar porque a pesquisa se limitou à cidade de São Paulo, vão dizer que se o interior fosse incluído o resultado seria diferente, vão dizer o diabo a cinco. É tudo mais ou menos verdade.
Tanto que o São Paulo tem um pouco mais de torcedoras entre 14 e 19 anos (27%) que entre 20 e 25 (27%). E que, no total, ganha do Palmeiras de 27% a 12%. Também parece fora de discussão que se a amostragem incluisse o interior paulista o desempenho palmeirense seria melhor.
Nada no entanto que alterasse a superioridade alvinegra. Com 40% do total, 44% entre as meninas de 14 e 19 anos e 37% entre as de 20 a 25, o Corinthians não é cerveja mas é uma paixão nacional.
E que não haja dúvida: se é verdade que o Flamengo é nacionalmente mais popular que o Corinthians, no critério da torcida que conta mesmo, aquela que prestigia nos estádios, não há no Brasil nada igual ao Timão, porque a população de São Paulo, 33 milhões de habitantes, é bem maior que a do Rio, com 13 milhões. Significa dizer, o Corinthians tem em São Paulo muito mais torcedores que o Flamengo tem no Rio.
Alguém aí poderá dizer que está falando o coração corintiano e que uma pesquisa do Datafolha merece ser analisada com mais isenção e racionalidade. Nada mais injusto. São os números que dizem, é coisa que passa de pai para filha.
A minha Camila, por exemplo, com toda a liberdade que sempre teve, também escolheu ser uma feliz corintiana. Como 44% das meninas da turma dela.

Texto Anterior: Unesp abre inscrições
Próximo Texto: É dos corintianos que elas gostam mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.