São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para FHC, visão é ``míope"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem a proposta de reforma tributária formulada pelo Planalto.
Em resposta às críticas do governador Antônio Britto (RS) às idéias do governo sobre o tema, FHC classificou como ``visão míope" as opiniões de Britto.
Segundo FHC, o país ficaria mais confiante ``se as pessoas que tiverem realmente vontade de ajudar se debruçarem sobre a realidade, ao invés de ficarem imaginando fantasmas, atacando o que não existe".
Para o presidente, se a proposta do governo apresentar alguma incorreção é possível corrigi-la. ``O país tem condições para avançar com muita tranquilidade no caminho do crescimento econômico", afirmou FHC.
O presidente da República deu as declarações durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de Antônio Britto. ``Ao invés de gritarmos antes de sabermos do que se trata, é melhor que a gente se debruce um pouco sobre os dados."
``O que nós temos a temer? Só se for a nossa própria incapacidade. E isso é inaceitável. Basta que nós dialoguemos, basta que nós conversemos, basta que nós, ao invés de termos uma visão míope, às vezes até de partidarismos ou de localismo, tenhamos uma visão mais ampla, como vamos ter na reforma tributária."
FHC disse que o Estado não será prejudicado pela reforma. ``Não vai perder nada. O que perder aqui se compensa ali. Quem tem que ganhar é a economia no seu conjunto, que precisa ser beneficiada pela simplificação do sistema de impostos."
Na sequência, o presidente afirmou ser necessário ter ``coragem para mudar".
O governo pretende primeiro encaminhar ao Congresso as propostas de reforma tributária.
Segundo o porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral, para concluí-las o governo fará uma série de reuniões com as lideranças no Congresso -hoje há um encontro com líderes do governo com FHC.
Em seguida, a idéia do governo é a de retomar as discussões sobre a reforma da Previdência.

Texto Anterior: Britto ataca proposta de reforma tributária
Próximo Texto: Cultura e Ciência temem fim das isenções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.