São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

País se abre a novidades da comunicação internacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Com as reformas constitucionais, que prevêem a abertura de monopólios estatais, o Brasil prepara-se para entrar em novos mundos na área das comunicações. Talvez o mais espetacular deles seja o mundo sem fios. Sistemas móveis, como o telefone celular, dão liberdade de movimentos aos usuários e modificam hábitos. Antes do ano 2000 o planeta será coberto por constelações de satélites de baixa órbita e de qualquer lugar será possível se comunicar, com telefones sem fio pouco maiores do que uma caneta.
Na área da TV por assinatura (que o usuário paga), em breve estarão à disposição dos brasileiros centenas de canais, captados de satélites por antenas parabólicas do tamanho de uma pizza. Uma revolução também acontece na comunicação por cabos, provocada pelo uso da fibra ótica. ``Superestradas" de fibra unirão informática, televisão e vídeo. Sua capacidade é quase ilimitada. Basta dizer que com 36 pares de fibra ótica, com a espessura de um fio de cabelo, pode-se transmitir simultaneamente 1 milhão de conversas telefônicas.

Próximo Texto: Abertura do mercado atrai grandes grupos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.