São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor diz que doador produz mais anticorpos

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maior dificuldade dos programas de imunoterapia passiva aplicados na Europa e nos EUA está no número de doadores. Cada doente em terapia precisa de um doador. E o doador tem de ser um portador sadio do HIV.
Na Inglaterra, há uma fila com centenas de receptores. A esperança do professor Abraham Karpas está num artigo que ele deve publicar na revista ``Blood", uma das publicações mais importantes em hemoterapia.
O artigo mostra que os doadores de plasma também são beneficiados, pois o organismo estaria em constante produção de anticorpos. ``Doadores acompanhados há dez anos ainda não manifestaram sintomas da doença", disse Karpas.
Dalton Chamone acredita que esse argumento atrairá doadores. Outro fato é a garantia de que mais tarde, se caírem doentes, terão prioridade entre os receptores. Até ontem, oito doadores já tinham se registrado. A fila dos candidatos a receber passava de uma centena.
Grupos que trabalham com portadores e doentes de Aids afirmaram que ainda não estão bem informados sobre a terapia. No Gapa -Grupo de Apoio à Prevenção à Aids-, alguns se disseram dispostos a doar, mas afirmaram ter medo de receber o plasma. ``Alguns temem complicações", disse Décio da Fonseca.
José Araujo, presidente do GIV -um grupo de auto-ajuda-, disse que alguns doarão o plasma como forma de obter uma contagem segura de seus linfócitos de defesa. ``Será uma forma de receber um acompanhamento melhor."
Mario Scheffer, do Grupo pela Vidda, disse que as entidades vão se esforçar para convencer os portadores a doar plasma. ``Gostaríamos que a imunoterapia não se limitasse a um grupo muito pequeno", afirmou.
(AB)

Informações pelo tel. (011) 851-5544, ramal 305

Texto Anterior: Começa em SP novo tratamento contra Aids
Próximo Texto: Temperatura média do inverno sobe 3 graus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.