São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Córdoba tem novo conflito

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Uma manifestação de operários demitidos ou suspensos do trabalho pelos empregadores terminou em conflitos com forças policiais, ontem, em Córdoba. Não houve detidos.
A marcha dos trabalhadores pelas ruas de Córdoba começou pela manhã, quando a metalúrgica Perkins anunciou a redução de jornada de trabalho e salários de seus 500 funcionários. Os operários tomaram as vias públicas, colocaram obstáculos e queimaram pneus.
Os choques mais graves ocorreram quando os 820 operários demitidos pela Lockheed (ex-área material Córdoba) bloquearam o trânsito e tentaram invadir a fábrica. A invasão foi violentamente reprimida pelas forças policiais-que estavam dentro da fábrica com bombas de gás lacrimogêneo e disparos de projéteis de borracha. Os trabalhadores atiram paus e pedras.
Depois de acalmado o conflito na Lockheed, os trabalhadores se somaram à manifestação convocada pelo Sindicato dos mecânicos de Córdoba para protestar contra as suspensões do trabalho na Ciadea (ex-Renault) e Cormec.
No total, havia cerca de 1.500 manifestantes. Eles incendiaram latões com resíduos e desafiaram os bloqueios da polícia.

Texto Anterior: EUA aumentam alíquota para aço
Próximo Texto: O retrovisor do Ipea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.