São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FBI anuncia a identidade do Unabomber

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O FBI (polícia federal dos EUA) anunciou ontem que o norte-americano James William Kilgore, 48, é um dos principais suspeitos de ser o terrorista conhecido como Unabomber.
A notícia de que o FBI está intensificando a procura por Kilgore veio a público no último domingo, em reportagem do jornal ``Los Angeles Times".
O Unabomber é acusado de ter matado três pessoas e ferido outras 23 em 16 atentados a bomba que aconteceram entre 1978 e 1995 em várias cidades dos EUA.
Seu nome, criado pelo FBI, é uma alusão ao fato de que a maioria das bombas explodiu em universidades e companhias aéreas.
O Unabomber se autodeclara anarquista e diz que os atentados são uma maneira de protestar contra a sociedade tecnoindustrial, que, segundo ele, castra a liberdade individual das pessoas.
Kilgore está desaparecido desde 1976 e é procurado pela polícia por porte ilegal de material explosivo e suspeita de participação em atentado a bomba.
Ele era membro do ESL (Exército Simbionês de Libertação), grupo terrorista que, há 20 anos, sequestrou a milionária Patricia Hearst.
Segundo o detetive Joe Enlor, que está coordenando as investigações do FBI em Sacramento (Califórnia), fotos de Kilgore tiradas pouco antes de ele desaparecer são muito parecidas com o retrato-falado do Unabomber.
Ambos medem cerca de 1,70 m, pesam entre 70 kg e 75 kg, são brancos e têm cabelos ruivos.
Segundo descrição de testemunhas que ajudaram a fazer o retrato, o Unabomber aparenta ter entre 30 e 40 anos. Kilgore tem 48.
Segundo Enlor, Kilgore é um entre vários suspeitos em potencial que o FBI está investigando.
``Ambos estão invisíveis há quase 20 anos. O fato de os atentados atribuídos ao Unabomber terem começado pouco depois do desaparecimento de Kilgore aumentam as suspeitas de que eles sejam a mesma pessoa", disse.
Kilgore nasceu em Portland (Oregon). Segundo o FBI, ele conhece bem a região da baía de São Francisco, na Califórnia.
Esse dado aumenta as chances de que Kilgore seja o Unabomber, porque as últimas cartas e pacotes-bomba enviados pelo terrorista haviam sido postados da Califórnia, onde o FBI está concentrando as buscas.
Segundo Michael Bortin, amigo de Kilgore na adolescência, ele era um idealista e tinha pensado em virar padre. "Acho pouco provável que ele tenha se convertido num anarquista assassino", disse.
Bortin afirma ter perdido o contato com Kilgore desde que ele desapareceu.
(DF)

Texto Anterior: França aprova reforma da Constituição de 1958
Próximo Texto: Decisão sobre manifesto deve sair até outubro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.