São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão sobre manifesto deve sair até outubro

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Os jornais ``The New York Times" e ``The Washington Post" -que receberam um manifesto do Unabomber no início de julho- ainda não decidiram se vão publicar ou não o texto.
Os jornais têm até o início de outubro para tornar pública a decisão. O menifesto tem 62 páginas manuscritas e ocuparia sete páginas de jornal.
O texto, intitulado ``O Futuro da Sociedade Industrial", alerta para o perigo que representa a ``sociedade tecno-industrial controlada por uma elite internacional que quer acabar com a liberdade da humanidade".
Em carta enviada junto com o manifesto, o Unabomber promete parar com os atentados fatais se pelo menos um dos jornais publicar seu manuscrito.
Segundo Robert Guccione, editor da revista masculina ``Penthouse", a decisão dos jornais só será anunciada perto do fim do prazo.
``É muita responsabilidade e todos estão analisando os prós e contras de cada opção", disse.
A ``Penthouse" recebeu o manifesto uma semana após os jornais, depois que Guccione anunciou publicamente que tinha interesse em publicar o texto.
Em carta enviada à Guccione, o Unabomber disse que, se só a ``Penthouse" publicar o manisfesto, ele matará mais uma pessoa como punição, porque a revista não é ``tão séria".
Além do ``The New York Times", do ``The Washington Post" e da ``Penthouse", só que tem o manifesto são o jornal ``San Francisco Chronicle" e Tom Tyler, professor de psicologia da Universidade da Califórnia.
Há duas semanas, o ``San Francisco Chronicle" disse que estava pensando em distribuir cópias do manifesto para toda a imprensa.
Também estava avaliando a possibilidade de divulgar o manifesto através da Internet.
A direção do jornal disse que ainda não decidiu o que fará com o texto, entregue por Tyler.
(DF)

Texto Anterior: FBI anuncia a identidade do Unabomber
Próximo Texto: Grupo foi responsável por sequestro de Hearst
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.