São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
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Empresa projeta sistema de segurança

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cinto de segurança com pré-tensionador, que elimina folgas do sistema, e airbags (bolsas de ar que se inflam em caso de colisão) mais compactos são os novos equipamentos de segurança que a TRW, fabricante de autopeças, desenvolve e que deverão equipar os futuros carros nacionais.
Dados fornecidos pela TRW demonstram que o suo de cinto reduz em até 30% as mortes em acidentes e em até 60% as consequências graves, como perda de visão.
A estatística mostra que, em até 80 km/h, a chance de resistir ao impacto sem o cinto é de 35%.
Acima de 80 km/h a até 120 km/h, diminui para 15%. Em velocidade superior a 120 km/h, a chance de escapar de um acidente com vida é de apenas 0,25%.
O pré-tensionador criado pela TRW elimina folgas existentes entre o cinto e o corpo do usuário.
O sistema é composto por um conjunto de sensores eletrônicos ou mecânicos que detectam desacelerações bruscas do veículo.
O cinto se retrai automaticamente, prendendo um pouco mais o usuário ao assento.
Dados fornecidos pela TRW demonstram que o uso do cinto reduz em até 30% as mortes em acidentes e em até 60% as consequências graves, como perda de visão.
A TRW também desenvolve airbags que equiparão alguns veículos nacionais das principais montadoras instaladas no país a partir do segundo semestre de 96.
Os futuros airbags, chamados pela TRW de ``inteligentes", serão capazes de medir a distância entre os ocupantes dos bancos dianteiros e os módulos do airbag.
O próprio sistema de segurança contra impactos decidirá quando e como acionar as bolsas de ar.
Fernando Herrera, engenheiro da TRW, afirma que a empresa só produzirá airbags no Brasil quando o fornecimento para as montadoras atingir 200 mil unidades por ano.
Até lá, os dispositivos serão importados pela TRW de suas unidades nos EUA e na Europa.

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