São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desmanche também é opção para motocicleta

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As lojas de desmanches também são uma boa -e barata- alternativa para recuperar motocicletas quebradas.
Nesse tipo de negócio é possível encontrar peças originais usadas de motos nacionais e importadas.
Como nesse mercado não existe uma tabela de preços, os valores variam de acordo com a negociação entre vendedor e comprador.
Mesmo assim, os preços podem chegar a ser 50% mais baixos do que os de peças novas (veja alguns exemplos em quadro abaixo).
Existem duas lojas em São Paulo especializadas em desmanchar motocicletas inutilizadas para revender suas peças.
As duas ficam na região do bairro da Saúde, perto da avenida Cursino -conhecido reduto de desmanches de carros.
Uma delas é a Escudero Motos e Peças, comandada por Antonio Escudero Benitez e Eduardo Escudero. A dupla está no ramo de peças usadas há mais de 15 anos.
A outra é a Zelão Moto Peças. Os irmãos José e Valdir Cumini, donos da loja, também estão no negócio há mais de dez anos.
A compra de peças funciona como nos desmanches de carros.
``As pessoas têm liberdade de ir até o nosso estoque e escolher a mercadoria que estiver em melhores condições", diz José Cumini.
Nessas lojas, não há nada que não possa ser encontrado em boas condições de reutilização -tanques, pára-lamas, painéis, rodas completas, entre outros.
Até motores completos e em perfeitas condições de funcionamento são encontrados com facilidade e comercializados a preços compensadores.
Segundo Antonio Escudero, os proprietários de motos Yamaha são os que mais sentem dificuldades em conseguir peças de reposição nas revendas autorizadas.
``Com a crise atual do mercado, os clientes reclamam que não encontram peças da linha Honda que, de certo modo, eram mais fáceis de encontrar", afirma.
As peças mais procuradas são para recuperação de motos importadas, principalmente as da linha Honda ``Four" (de quatro cilindros). Peças usadas para as nacionais CG e CB, também da marca Honda, são bastante procuradas.
A seleção dessas peças usadas é feita de maneira criteriosa e o seu reaproveitamento não compromete as características originais da moto reformada com elas, segundo os proprietários dos desmanches.
Para dar ainda mais segurança aos consumidores, a maioria das peças é conservada no próprio conjunto da moto inutilizada, sendo retirada só na hora da venda.
Além das peças mais procuradas, há também uma variedade grande de modelos nos dois desmanches. Só motos muito antigas não são encontradas.
Mas até motores diversos e outras peças para as antigas Lambretta e Vespa podem ser encontradas no meio das sucatas.
Motocicletas completas usadas adquiridas em leilão também são vendidas nessas lojas. Estão disponíveis na Escudero motonetas Vespa, Honda CG e Turuna de vários anos.
O melhor de tudo isso é que as duas lojas vendem peças usadas com nota fiscal. Mais: não fazem negócio à base de troca.
A única coisa que não se pode comprar nessas lojas, por questão de segurança do vendedor e do comprador (veja texto ao lado), é o quadro (estrutura da moto, ou chassi) sozinho legalizado.

ONDE ENCONTRAR
Escudero Motos e Peças: (011) 275-8856; Zelão Moto Peças: (011) 581-6176

Texto Anterior: Empresa projeta sistema de segurança
Próximo Texto: Cliente deve exigir a nota fiscal da peça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.