São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo de Garantia pode ser usado em financiamento para a classe média

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, José Serra, disse que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderá financiar novos programas da casa própria para a classe média.
Ontem, Serra anunciou a liberaçào de R$ 717 milhões para financiar compra, reforma e melhorias da casa própria para os trabalhadores inscritos no FGTS e que ganham até 12 salários mínimos (R$ 1.200).
“Não está descartado o financiamento para outras faixas. Este programa representa o começo”.
Não foi definido, porém, quando as novas faixas de financiamentos serão definidas.
O presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), Sérgio Cutolo, disse que os outros financiamentos dependem agora da disponibilidade de recursos novos.
Segundo ele, a arrecadação do fundo tem aumentado, mas os saques também registraram alta.
O programa aprovado ontem é dirigido para quem ainda não tem imóvel próprio. A idéia do governo é financiar diretamente o trabalhador sem a intermediação das construtoras, por meio de uma carta de crédito.
O governo estima que 100 mil novas moradias serão construídas e ampliadas. José Serra disse que o início do programa depende agora dos agentes financeiros que operam com recursos do fundo.
O ministro afirmou que os recursos são ainda insuficientes para resolver o déficit habitacional. “Seria idiotice deixar de fazer algo porque este algo é insuficiente”, disse o ministro.

Texto Anterior: Relator insiste em indexar os salários
Próximo Texto: Human Rights contesta a Lei da Anistia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.