São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão decide convocar Jobim

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, Nilmário Miranda (PT-MG), vai visitar os ministros militares para pedir apoio à ampliação da lista oficial do governo sobre os desaparecidos no regime militar (64-85).
Ontem, em audiência com familiares de desaparecidos, a Comissão de Direitos Humanos aprovou a convocação do ministro Nelson Jobim (Justiça), proposta pelo deputado Domingos Dutra (PT-MG).
Ele quer saber por que o projeto do Ministério da Justiça excluiu da lista oficial (de 136 desaparecidos) outras 217 vítimas de perseguição política, reconhecidas pelo governo.
O projeto do Ministério da Justiça permitirá que 136 famílias de desaparecidos recebam indenizações, atestados de óbitos e os restos mortais.
Também foi aprovada na comissão a realização de audiências públicas nos Estados para debater o assunto.
Miranda disse que a lista será ampliada com novos casos. Segundo ele, pelo menos três novos nomes serão incluídos.
São eles: Alberto Aleixo, irmão do ex-vice-presidente Pedro Aleixo (67-69), morto após ser torturado; Vítor Carlos Ramos, da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária); e o marinheiro Divo de Oliveira, que desapareceu no Rio de Janeiro.
Na comissão, ficou acertado que o projeto do governo receberá pelo menos três emendas. Duas são de Miranda: a inclusão dos mortos oficiais na lista do governo e a apuração das circunstâncias em que ocorreram as mortes.
Uma é do deputado Gilney Viana (PT-MT): a abertura dos arquivos das Forças Armadas.

Texto Anterior: Projeto pode beneficiar família de militares
Próximo Texto: Covas discorda de privatização imediata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.