São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Smog' faz chileno usar máscara

LUIZ HENRIQUE RIVOIRO
DA REDAÇÃO

Santiago, capital do Chile, também enfrenta sérios problemas com a poluição do ar, sobretudo no inverno. A posição geográfica da cidade, encravada num vale entre as cordilheiras dos Andes e do Mar, dificulta a dispersão dos poluentes criando um fenômeno conhecido como ``smog".
Quando o ``smog" chega é comum ver pelas ruas da cidade, principalmente no centro financeiro próximo ao Palácio de La Moneda, sede do governo, pedestres usando máscaras para filtrar o ar.
Nessas ocasiões o governo tem autonomia para pedir a paralisação da produção nas fábricas e restringir a circulação de veículos no centro da cidade. No mês passado, houve dias em que foram fechadas pelo menos 200 indústrias por causa da emissão de poluentes.
Em relação ao tráfego de veículos, normalmente no inverno se adota um rodízio que proíbe a circulação de carros com determinados números finais em suas placas.
Quando a qualidade do ar piora muito, a restrição pode atingir carros com placas com até cinco números finais diferentes.
O motorista que desrespeita o rodízio corre o risco de ter o carro guinchado, levado para o estacionamento do estádio Nacional e pagar multa de US$ 500,00 para liberá-lo.

Texto Anterior: México tem esquema desde 89
Próximo Texto: Calor chega a 33°C em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.