São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila recria dia-a-dia de peregrinos em 1627

DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Visite em 1995 uma vila de 1627. Plimoth Plantation, um museu ao ar livre na região de Plymouth, mostra como os puritanos do século 17 viviam na Nova Inglaterra, sete anos depois de sua chegada a bordo do Mayflower.
O curioso é que os atores em nenhum momento deixam de representar o papel de peregrinos, realizando todas as tarefas -da cozinha à colheita, da jardinagem à lida com animais- de acordo com costumes daquela época.
Mesmo os animais foram escolhidos entre exemplares semelhantes àqueles trazidos em 1620.
As construções são simples e os ``habitantes" da pequena vila seguem erguendo prédios, confeccionando móveis, tecendo e conversando exatamente como faziam os primeiros habitantes que chegaram à Nova Inglaterra.
Numa recriação mais frustrante, a aldeia dos índios Wampanoag (pronuncia-se ``uampanóg") também está viva ao lado da vila, em Plimoth Plantation.
Canoas tortas e adernadas flutuam no rio e cabanas cobertas de peles lembram uma aldeia.
Na entrada o visitante recebe um mapa de Plimoth Plantation com o nome de cada um dos peregrinos e indicação de sua casa.
O passeio dá uma divertida sensação de autenticidade.

PLIMOTH PLANTATION - Dista 59 km de Boston pela rota 3A e fica na avenida Warren, em Plymouth. Aberto diariamente das 9h às 17h. Tel. (001-508) 746-1622. Ingressos custam US$ 15.

Texto Anterior: J.F.K. é um momento que permanece
Próximo Texto: Réplica de navio que trouxe os peregrinos merece visita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.