São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central faz reunião para discutir privatização do Banespa

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, se reúne hoje, em São Paulo, com o presidente do Banco BBA, Fernão Bracher, em mais uma rodada de conversações sobre o modelo de privatização do Banespa.
As conversas com banqueiros começaram na semana passada e, como nas anteriores, a de hoje terá participação do diretor de Política Monetária do BC, Alkimar Moura, o secretário da Fazenda de São Paulo, Yoshiaki Nakano, e o economista Michael Zeitlin, que deverá presidir o Banespa durante o processo de privatização.
Por sua vez, Bracher, que já foi presidente do BC, estará acompanhado de seu sócio, Beltran Martinez. Bracher não é um potencial comprador do Banespa, apenas vai discutir a proposta com base em sua experiência no setor bancário.
As conversações promovidas pelo BC constituem uma prática inédita. Trata-se de ouvir especialistas, em reuniões formais, acerca de um modelo de privatização basicamente elaborado pelo advogado Ary Oswaldo de Mattos Filho.
Esse modelo prevê a privatização do Banespa em duas etapas. Na primeira, o governo paulista venderia 16% das ações do banco. Ficaria assim com 50% das ações mais uma, mantendo, portanto, o controle da instituição.
Haveria em seguida um processo de transição de um ano, já com o novo ou novos sócios privados participando da gestão do banco. No final desse desse ano, o governo paulista venderia mais 20% das ações, perdendo o controle.

Texto Anterior: Pagamento de R$ 2,1 mi agita mercado
Próximo Texto: Universo é mais velho do que se imagina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.