São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios atacam Dubrovnik após fracasso de negociações com croatas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sérvios da Bósnia bombardearam ontem os arredores do balneário croata de Dubrovnik. Segundo a agência estatal croata ``Hina", o ataque matou uma pessoa e feriu quatro. A Rádio Croácia estimou em três os mortos.
Nenhuma das bombas teria atingido a cidade, tombada pela Unesco. A população foi orientada a buscar abrigo.
A ação foi uma represália a bombardeios croatas contra a cidade de Drvar. A cidade serve hoje como refúgio para os sérvios que fugiram de Grahovo e Glamoc, conquistadas pelos croatas, e que faziam a ligação entre o território sérvio na Bósnia e a Krajina.
O ataque ocorreu pouco depois do fracasso de negociações de paz entre os sérvios da Krajina e o governo croata em Genebra (Suíça).
A delegação croata rejeitou um plano de paz elaborado pelas Nações Unidas, aceito pela delegação sérvia. O plano prevê, entre outros pontos, um cessar-fogo e a abertura de negociações sobre a Krajina.
``O único progresso foi a realização das conversações. Infelizmente, no que diz respeito ao conteúdo das discussões, na minha opinião, não houve progresso", afirmou Ivic Pasalic, membro da delegação croata.
As propostas do plano de paz já haviam sido rejeitadas pelo governo croata, que quer a reintegração da Krajina ao seu território.
Os sérvios da Krajina não reconhecem o governo de Zagreb. Eles se rebelaram contra a independência da Croácia em relação à Iugoslávia, em 1991, e controlam cerca de 17% do território da Croácia.

Texto Anterior: Medidas afetam dez cidades
Próximo Texto: Sérvios tentam evitar confronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.