São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão faz primeira audiência

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Foi realizada ontem, em Belo Horizonte (MG), a primeira audiência pública da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para discutir a proposta do governo de indenizar os parentes dos desaparecidos.
O presidente da comissão, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), disse que pretende realizar uma audiência em cada Estado para chegar a uma proposta única das famílias de mortos e desaparecidos.
A audiência em São Paulo foi marcada para sexta-feira às 15h, no Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Nilmário Miranda abriu a audiência de ontem apresentando as propostas de emendas da comissão ao projeto do governo para a indenização dos parentes de desaparecidos.
A comissão propõe indenização aos parentes dos mortos e desaparecidos em razão da ação de agentes do Estado ou a seu serviço entre 1964 e 1985.
Antes de começar a reunião, Miranda recebeu um fax da comissão em Brasília, relatando que o chefe de gabinete do Ministério da Justiça, José Gregori, disse que o governo federal poderá incluir no seu projeto os militantes de esquerda mortos sob custódia do Estado.
Miranda disse que essa atitude do governo em incluir outros nomes representa um avanço em relação à proposta anterior, mas pode ser igualmente contestada pelas famílias do mortos que não seriam incluídos.

Texto Anterior: Mortos sob tortura podem ter indenização
Próximo Texto: Florestan é submetido a transplante de fígado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.