São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporada diet de Lula começou no 1º de Maio

DA REDAÇÃO; DA REPORTAGEM LOCAL

A temporada de mudanças na vida de Lula foi aberta no primeiro dia de maio. Depois de se empanturrar no almoço e no jantar com costelas assadas, ele decidiu iniciar um regime. Calcula já ter perdido dez quilos.
Naquele feriado, Lula aventurou-se pela cozinha. Foi com vontade. Passou no açougue e comprou cinco quilos de costela para assar. ``Comi demais no almoço", diz. Um pequeno intervalo para um comício em Diadema (SP) foi o suficiente para abrir o apetite novamente.
Lula repetiu, no jantar, a maratona gastronômica. Passou mal. ``Depois daquele dia eu cheguei à conclusão que não podia continuar comendo daquele jeito", afirma Lula.
O líder do PT tem evitado a balança, mas acha que caiu de 90 para 80 quilos. ``Comer é hábito. Nos dois primeiros dias foi difícil, mas depois me acostumei a trocar a carne vermelha e a massa por salada e fruta", diz.
Está surpreendendo os amigos. Lula é conhecido pelo gosto desmesurado por extravagâncias culinárias, como buchada de bode e outras especialidades da pesada cozinha nordestina.
A surpresa dos amigos com o regime alimentar não parou por aí. Conhecido como bom copo, Lula não bebe desde o último 1º de Maio. Vai a festas, reuniões e fica na água.

Mais fôlego
``Estou me sentindo bem melhor, com mais fôlego e disposição", declara. A mudança o levou a reabilitar a esteira que estava encostada em casa. ``Estou andando nela pelo menos 4 quilômetros por dia", relata.
Não pense, porém, que a fase diet é radical para sempre. ``Depois de algum tempo eu quero beber e comer um pouco mais nos fins-de-semana", diz Lula.
A alegria maior até agora é poder usar roupas em desuso forçado pelo excesso de peso. ``É duro quando você não consegue fechar o botão da calça", lembra o passado recente.
Além do rosto mais magro, Lula está com os gestos e a fala mais tranquilos.
Difícil será manter a fase saúde nas viagens que pretende fazer pelo país.
Lula é conhecido, para o desespero de sua segurança, por nunca recusar experimentar maionese ou qualquer coisa oferecida por fãs. As garrafas continua aceitando. Estão guardadas em casa, fechadas.

Texto Anterior: Petistas têm de superar o ódio, diz Lula
Próximo Texto: Sequestradores libertam filha de empresário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.