São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ameniza discurso sobre Mercosul

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL A ASSUNÇÃO

O presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu, de última hora, fazer um discurso ameno na sessão de ontem da abertura da Oitava Reunião de Cúpula do Mercosul, em Assunção. O discurso escrito e abandonado por FHC citava ameaças ao acordo.
Após ouvir discursos de improviso dos presidentes Julio Sanguinetti (Uruguai) e Carlos Menem (Argentina), FHC deixou sobre uma mesa seu pronunciamento original e também improvisou.
O texto que o presidente deveria ter lido continha fortes recados aos países-membros do Mercosul.
Uma das frases que FHC iria dizer era a seguinte: "Precisamos enfrentar as dificuldades com criatividade. Mas também precisamos elevar-nos acima dos percalços, que sempre existirão e que podem ameaçar nosso projeto".
O presidente reconheceu que as alterações na política comercial brasileira afetam seus parceiros.
Ao discursar, FHC abandonou as folhas que leria com advertências aos colegas e passou a falar de temas mais abstratos, como Renascimento, mundo clássico, dominação de classes e terror atômico.
Antes de embarcar para o Brasil, às 16h45 (horário de Brasília), FHC elogiou a participação de sindicalistas do Paraguai e da Argentina na reunião. "Somos um mundo moderno e não podemos desconsiderar a dimensão sindical."
Para FHC, a incorporação de parlamentares também foi "muito boa". Segundo ele, os consumidores têm ainda que aumentar a sua participação no Mercosul.
Os presidentes dos países do Mercosul - incluindo o anfitrião, o paraguaio Juan Carlos Wasmosy - divulgaram ontem uma "declaração final" sobre a reunião, destacando o esforço para "avançar no processo de integração".
Foi criada uma "garantia contra o desabastecimento", que permite aos países do Mercosul alterar as quotas de importação de insumos e matérias-primas de fora da região em caso de emergência.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Sequestradores libertam filha de empresário após três dias
Próximo Texto: Cúpula define contatos com UE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.