São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitor aposentado pelo AI-5 é homenageado; A FRASE; O NÚMERO; Atestados médicos têm maior controle; Surge nova droga para a esclerose múltipla; UTI tem alta incidência de trombose nas veias

JULIO ABRAMCZYK

Reitor aposentado pelo AI-5 é homenageado
O Instituto de Estudos Avançados da USP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto promovem nos dias 10 e 11 próximos, em Ribeirão (319 km de SP), uma reunião em homenagem ao professor Hélio Lourenço de Oliveira (foto), no transcurso do 10º aniversário de sua morte. Aposentado pelo AI-5 quando era reitor da Universidade de São Paulo, a reunião abordará a atuação de Hélio Lourenço de Oliveira na educação médica, na investigação e pesquisa em clínica médica e na reforma dos estatutos da Universidade de São Paulo. Na última sessão será lançado um livro sobre suas atividades de ensino e pesquisa.

A FRASE
``Concisão e brevidade não afetam a qualidade de um texto e são sempre mais expressivas que a prolixidade."
(Do professor Luiz V. Décourt, no ``Manual de Redação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo", 1995)

O NÚMERO
1,8 ... milhão de casos de hanseníase existem atualmente no mundo, uma sensível redução em relação a 1991, quando eram 5,5 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Atestados médicos têm maior controle
As empresas com serviços médicos próprios ou conveniados não estão mais obrigadas a aceitar atestados médicos de outros profissionais para abono de faltas, segundo decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em relação aos atestados emitidos pelos serviços médicos públicos, o TST não se manifestou.

Surge nova droga para a esclerose múltipla
Uma droga para o tratamento da esclerose múltipla, desenvolvida no Instituto Weizmann de Ciências, de Israel, está aguardando autorização das autoridades norte-americanas para ser comercializada nos EUA. O ``copolymer-1", já testado em Israel e nos EUA, reduziria a taxa de recidivas (reaparecimentos) da doença, caracterizada por uma progressiva alteração da mielina -a membrana de revestimento e proteção do cérebro e da medula.

UTI tem alta incidência de trombose nas veias
Médicos do Hospital Brigham, de Boston (EUA), encontraram trombose (obstrução por coágulos sanguíneos) em veias das pernas de um terço dos pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) daquele hospital. A pesquisa, com cem pacientes, foi publicada pela médica Denise R. Hirsch e colaboradores no último número do ``Jama", órgão oficial da Associação Médica Americana. Eles recomendam para pacientes imobilizados por longo tempo o exame por ultra-sonografia das veias das pernas.

Texto Anterior: Casa da Gestante cuida de grávidas de alto risco
Próximo Texto: Curdo monta 'fast food' em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.